Magnifying Jigsaw PuzzleA globalização está exigindo uma maior competitividade das empresas, obrigadas a produzirem melhor e com menor custo. Um método eficiente para combater os desperdícios e reduzir custos é o programa 5S (Cinco Sensos), palavras quando pronunciadas em japonês, começam pela letra S: Utilização (Seiri), Ordenação (Seiton), Limpeza (Seiso), Bem-Estar/Higiene (Seiketsu) e Autodisciplina (Shitsuke).

 Visando aprimorar esse programa foram acrescentados outros três sensos: Determinação e União (ShikariYaro), Treinamento (Shido) e Economia e combate aos desperdícios (Sestuyaku). O sistema 8S é adotado para manter a empresa organizada e preparada para implantação das normas  ISO 9000, OHSAS 18000 e outras. Assim, o “Sistema 8S” é utilizado para mudar hábitos e comportamentos, com base nos conceitos de motivação, liderança, comunicação e qualidade de vida no local de trabalho. Seguem as etapas na ordem de implantação do Sistema 8S:

 1)  Senso de determinação e União (ShikariYaro): define a participação ativa da alta administração em parceria com todos os funcionários, pois o exemplo deve vir de cima. Motivação, liderança e comunicação são as chaves deste Senso. São necessários planos de ações para solução dos problemas críticos.

 2)  Senso de treinamento (Shido): treinamento do profissional e educação do ser humano, afinal os novos postos de trabalho exigem profissionais qualificados e treinados. Assim, desenvolver um planejamento de treinamento para os colaboradores é fundamental para o sucesso da organização.

 3)  Senso de Utilização (Seiri): é onde se deve separar / descartar os objetos, documentos, dados e serviços em: a) necessários para o uso; b) desnecessários e que devem ter o descarte correto, sem agressões ao meio ambiente. Este é o primeiro Senso prático e neste período é descoberto o quanto de inutilidades se costuma guardar. Após a separação o ambiente se torna agradável e seguro.

 4)  Senso de Ordenação (Seiton): os itens necessários são identificados e guardados ordenadamente para facilitar o uso e economizar o tempo. Após o uso, o item deve ser devolvido no mesmo local e em boas condições, para quando outra pessoa necessitar, saber onde encontrar.

 5)  Senso de Limpeza (Seiso): ao mesmo tempo em que se limpa também se inspeciona, para detectar problemas potenciais ou efetivos, antes que causem desperdícios e/ou acidentes. A higiene e a pintura dos ambientes com cores alegres, vivas e adequadas, são à base deste Senso.

 6)  Senso de Bem Estar / Higiene (Seiketsu): este é resultado dos cinco Sensos anteriores, ou seja, o Bem Estar aflora naturalmente. As principais ações e fatores para o sucesso deste Senso são limpeza e higiene de banheiros, vestiários, uniformes e refeitórios.

 7)  Senso de Autodisciplina (Shitsuke): é quando todos respeitam tudo e todos, pois há compreensão de que todos são importantes para a empresa. Porém, as normas e procedimentos devem ser revisados sempre, no mínimo a cada seis meses, com sugestões para melhorar e aperfeiçoar o Sistema.

 8)  Senso de Economia e combate aos desperdícios (Setsuyaku): este é o ponto culminante do Sistema 8S, aqui todos já adotaram os sete Sensos anteriores, tanto que são capazes de sugerir modificações e melhorias para reduzir os desperdícios e custos e aumentar a produtividade. Os funcionários que surpreenderem com soluções de baixo ou nenhum investimento devem ser elogiados, recompensados e estimulados ao desenvolvimento profissional.

 9)  Avaliação do Sistema 8S: todos os Sensos devem ser avaliados com o uso de questionários, nos quais são atribuídas notas para os diversos fatores. Isso possibilita apresentar e comparar os resultados graficamente, para que sejam efetuadas possíveis melhorias ou ações corretivas no Sistema.

 10)  Continuidade do Sistema 8S: sabe-se que com o passar do tempo as pessoas tendem a diminuir a sua participação, o que ocorre com qualquer atividade exercida pelo ser humano. Para evitar retrocessosdeve-se ter um plano de longo prazo, para manter as pessoas participativas e motivadas.

Assessoria na implantação

A implantação do Sistema de Gestão 8S exige total comprometimento da direção da empresa e um trabalho planejado e continuado, feito por profissionais especializados. A AMC Assessoria Empresarial possui plena capacidade de atendimento na gestão de qualidade, com equipe preparada e experiente. “O planejamento de diagnóstico, implantação e acompanhamento permite atender necessidades específicas de cada empresa, com o reforço dos conceitos aplicados de programas reconhecidamente eficiente no mundo corporativo”, destaca o diretor Adelino Denk. A AMC possui 22 anos de atuação no mercado, com vivência comprovada em profissionalização da gestão, em especial de empresas familiares, planejamento estratégico e ainda as áreas de gestão da qualidade e produtividade, gestão de custos e capacitação e treinamento.