Gestão estratégica - PE

Diagnóstico estratégico e análise de cenários (ambiente interno e externo), metodologia personalizada com definição de objetivos, indicadores e plano de ação.

 

Avaliação de cenários e tendências

Antes do início do planejamento estratégico, líderes devem se reunir para analisarem o cenário econômico (macro e micro) e tendências para os anos seguintes, direcionando a análise para o setor de atividade da empresa. Fazemos análises macroeconômicas (câmbio, juros, inflação, políticas públicas, investimentos, perspectivas internacionais, etc) e análises microeconômicas (produção, vendas, recursos humanos, políticas empresariais, inovação, curto prazo, etc).

 

Análise de ambiente

Levantamento dos pontos fortes e fracos da empresa (análise do ambiente interno) e mapeamento das oportunidades e ameaças (análise do ambiente externo). Este levantamento é efetuado utilizando a metodologia METAPLAN (metodologia alemã reconhecida mundialmente), viabilizando a visualização constante de todo o processo.

 

Avaliação do posicionamento competitivo

As diretrizes adotadas na empresa devem ser avaliadas considerando o mapeamento realizado. O posicionamento competitivo serve para verificar a aderência diante das estratégias adotadas e dos cenários identificados.

 

Definição de objetivos e metas

Esta análise é importante para definir indicadores de cada área para monitoramento das metas estabelecidas.

 

Organização e avaliação dos planos de ação

Efetuadas todas as análises é elaborado o plano de ação, distribuindo as atividades para áreas e responsáveis. No plano consta o que deve ser feito, como deve ser feito, por que deve ser feito, quem deve fazer, quando deve ser feito, quanto custa e indicadores de controle dos resultados.