Teamwork.Empresas que valorizam seus funcionários desenvolvem a responsabilidade social procurando fazer mais, além das exigências nas leis trabalhistas. Efetuar um contato mais direto com os funcionários significa atenção ao público interno que mais auxilia na obtenção dos resultados da organização. Incentivar a iniciativa dos colaboradores e a participação é muito importante para promover a qualificação profissional e a motivação, acelerando o processo de empresa socialmente responsável. Desta forma, algumas ações importantes devem ser valorizadas na empresa, como por exemplo, o ambiente de trabalho. Além do cumprimento da legislação trabalhista e dos benefícios obrigatórios, a empresa procura ampliar benefícios e encorajando os funcionários a trazer novas ideias. A partir das sugestões e críticas é possível efetuar melhorias contínuas, abrindo espaço para o diálogo mais transparente para eliminar dúvidas, inclusive através de conversas pessoais, para esclarecimentos em relação ao seu desempenho. Outro aspecto valorizado é a diversidade, aprendendo com as experiências e perspectivas diferentes. Neste sentido, não há aceitação de processos discriminatórios de qualquer natureza, considerando religião, sexo, etnia, nacionalidade, ascendência, necessidades especiais, idade ou orientação sexual. Desde a seleção dos colaboradores até a sua promoção interna a diversidade deve ser respeitada. O ambiente de trabalho deve ser de oportunidades sem constrangimentos, especialmente o assédio sexual. Todas as diretrizes e políticas internas devem ser claras quanto a não aceitação desta prática e as investigações e providências devem ser adotadas para punições justas, quando necessário. Outra atitude importante é a valorização dos talentos com reconhecimentos e incentivos adequados, incluindo avaliações de desempenho que valorizem a experiência e as habilidades. Invista em educação profissional para o crescimento dos colaboradores. Dê mais autonomia aos colaboradores com a delegação de poderes, definindo metas e objetivos e incentivando o trabalho em equipe. Se desenvolve assim a gestão participativa onde há maior transparência e comunicação sobre o desempenho da empresa, incluindo o desempenho financeiro, aspectos relacionados aos custos operacionais e como os funcionários podem colaborar na sua redução. Assim, há mais perspectivas para o bem estar de todos. No próximo artigo continuamos detalhando as diversas ações na valorização dos colaboradores.

 

MSc Adelino Denk

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