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Desenvolvimento que proporciona melhorias aos cooperados

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A Cooperativa de Crédito – SCRCRED possui um programa implementado de 5S, para melhoria na qualidade da prestação de serviços e, consequentemente, a satisfação de seus cooperados.   Dentro dos planejamentos realizados, em relação a etapa de 5 S, programa que visa mobilizar, motivar e conscientizar a empresa para a qualidade total por meio da organização e disciplina, a Cooperativa obteve ótimos resultados em seus trabalhos, com a padronização dos ambientes. A última avaliação foi feita pela AMC Assessoria Empresarial no final de maio, obtendo sucesso, por consequência dois Postos de Atendimento obtendo a nota máxima.   Esta metodologia do 5 S (utilização, ordenação, limpeza, higiene e autodisciplina) permite desenvolver um planejamento sistemático, com procedimentos, controles e melhoria no clima organizacional. Todas as empresas que organizam seus sistemas da qualidade recebem a certificação.   Formado no ano de 2002 o Sistema CECRED, no qual a SCRcred faz parte, conta hoje com 16 Cooperativas e 380 mil cooperados e mais de R$ 2 bilhões em...

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Exportações catarinenses recuam 13% em maio

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As exportações catarinenses recuaram 12,8% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, para US$ 854,2 milhões. Entre os dez principais produtos da pauta de exportações do Estado, os maiores recuos foram registrados no fumo, que embarcou 62,8% a menos, e na soja, que teve vendas externas 24,9% menores. Os dados integram levantamento divulgado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). No ano, no entanto, o desempenho das exportações segue positivo em 1,8%, somando US$ 3,666 bilhões. Os destaques ficam com a soja (56,7%), a madeira (45,3%) e a carne suína (31%). O fumo (-39,4%) e o frango (-8,2%) impediram uma elevação maior no total exportado.   Entre os principais destinos dos produtos embarcados no Estado, a China registra em 2014 alta de 29,6%, para US$ 445,5 milhões, tendo como principais produtos a soja e a carne de frango. O país asiático se aproxima ainda mais do líder Estados Unidos, com comprou US$ 484,1 milhões até maio, 21,48% a mais do que no mesmo período de 2013, com destaque para blocos de cilindros e motores elétricos. As importações que chegam aos portos catarinenses tiveram alta de 8,5% em maio, na comparação com maio de 2013, para US$ 1,357 bilhão. No ano, acumulam alta de 14,5% no ano, atingindo US$ 6,628 bilhões. Assim, a balança comercial do Estado em 2014 está negativa em US$ 2,962 bilhões até maio.   Com informações...

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Aplicativo vai ajudar população a identificar dinheiro falso

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O Banco Central (BC) lançou na semana passada o aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança do real. Também foi lançada a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Os aplicativos para celular e tablet estão disponíveis em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store. Para usar o aplicativo Dinheiro Brasileiro é preciso aproximar a cédula da câmara do aparelho.   O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que a população brasileira ou turista estrangeiro possa verificar se a nota testada é verdadeira. Segundo o BC, a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas. Segundo o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney Figueiredo Filho, esse tipo de iniciativa segue uma tendência internacional. Há aplicativos como esse no México, no Japão e na zona do euro. “Achamos por bem trazê-lo para o Brasil, aproveitando o momento em que turistas vêm para a Copa do Mundo”, disse.   Este ano, até maio, foram recolhidas 132,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada, com 37,7 mil unidades. A orientação do BC para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco. Hoje, o BC também divulgou a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, criado no ano passado. A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, tem agora novas funcionalidades. O aplicativo permite a identificação de 13 mil pontos de atendimento cadastrados, sendo que desse total, 10 mil são caixas eletrônicos. Esses dados de pontos de atendimento são atualizados pelas próprias instituições financeiras.   O aplicativo também faz a conversão de mais de...

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Feedback

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Muitas empresas ainda não adotaram a cultura do feedback e muitos líderes ainda tem dificuldades para dar um retorno adequado aos colaboradores. Os mesmos desejam saber como está o seu desempenho nas atividades executadas e aí surgem problemas, pois não há o cuidado suficiente no momento da conversa com os liderados, que por muitas vezes, recebem um feedback negativo sem um entendimento claro onde as melhorias devem ser feitas. A abordagem sobre as dificuldades normalmente é feita em momentos inoportunos, expondo o colaborador diante dos colegas. É muito comum chamar a atenção e efetuar exigências quanto a necessidade de mudanças no momento do problema quando o líder deseja corrigir a situação e criando constrangimentos. Ou seja, o resultado desejado quanto a melhoria de desempenho acaba não ocorrendo, pois a pessoa está sob tensão e muitas vezes o momento de correção acaba gerando discussões que se potencializam durante o processo em função do nervosismo e da irritação que se acumulam no aspecto emocional, gerando reações inesperadas. A razão não está mais presente e a emoção domina o processo, provocando em momentos, ataques pessoais desnecessários. Neste momento o ser humano no seu íntimo se fecha e não se comunica adequadamente para a solução do problema ou mantém um clima de tensões em função das respostas e desculpas que desenvolve para se justificar. A falta de habilidade no feedback acaba gerando mais insatisfações e comprometendo o desempenho da equipe e da empresa. A alternativa viável que mantém o processo na linha profissional é a utilização da técnica PNP de feedback. Ou seja, destaca-se inicialmente o positivo (P), destacando resultados anteriores e pontos fortes do profissional. Na sequência são analisados os pontos fracos ou negativos (N) que devem ser melhorados. É neste momento que o bom senso deve prevalecer com firmeza e objetividade para a compreensão sobre o que deve ser mudado. Vale a comunicação assertiva com clareza, pois falando nas entrelinhas não...

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AMC participa de Sessão de Negócios

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Com o objetivo de proporcionar novas oportunidades de negócios entre empresários e aumentar a rede de relacionamentos, a AMC Assessoria Empresarial participou na última semana, no Novotel de mais uma edição da Sessão de Negócios, realizada pela Cooperativa de Crédito – SCRCRED e Sebrae.   A Sessão de Negócios é realizada numa sala em diversas mesas simultâneas, cada uma composta por um determinado número de empresas e um moderador para coordenar a sessão. Cada empresa teve a oportunidade para fazer uma objetiva apresentação dos seus produtos/serviços. Para facilitar as apresentações, os participantes poderão distribuir cartões, folders, catálogos de produtos, e materiais promocionais.   Ao término de cada sessão, haverá o rodízio das empresas participantes. Ao fim dos rodízios, todas as empresas terão sido apresentadas umas às outras. A Sessão de Negócios foi concebida como instrumento de estímulo e fomentação de negócios com o intuito de atender a uma necessidade de integração empresarial entre os segmentos da indústria, comércio e serviços de uma mesma...

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Atitude Profissional 8 – Megaatitude Profissional

Two business colleagues shaking hands during meeting

Na compreensão das características nas atitudes profissionais já analisamos os aspectos da microatitude, miniatitude e maxiatitude profissional. A análise no crescendo dos conceitos será completada no entendimento dos aspectos da megaatitude profissional, considerada a supereficaz, ética e racional, e também conduzindo a evolução contínua do profissional para a autorrealização, porém com diferencial, priorizando maior assistência. Ou seja, as atividades são realizadas buscando a satisfação pessoal, profissional, porém incluindo a visão assistencial ao próximo no grupo. Muitas vezes, os profissionais fazem pelo dinheiro ou pela autorrealização, com visão mais egoística e visando interesses pessoais. Quando desenvolvemos as atividades incluindo o pensamento assistencial, com o desejo de ajudar, esclarecer e solucionar dificuldades dos outros sem pedir nada em troca, estamos indo além do profissionalismo tradicional e promovendo melhorias diferenciadas no meio profissional e também em toda a sociedade. A ajuda aos outros deveria ser o foco em todas as ações, auxiliando os colegas, especialmente àqueles com níveis menores de esclarecimento. As organizações somente evoluem de forma sólida se possuem políticas de responsabilidade social, dando retorno para a sociedade e não somente preocupadas com o lucro como objetivo único. Além da necessidade do retorno financeiro é necessário pensar no retorno social, valorizando aspectos da qualidade, meio ambiente, social, segurança, saúde, enfim questões que elevem a qualidade vida no entorno com impactos positivos em toda a sociedade. Para tanto, necessitamos de profissionalismo com ética, transparência e incorruptibilidade para contribuir nas decisões. Há pessoas carentes ou em níveis menores de desenvolvimento e que necessitam ser apoiadas para a inserção no processo, atingindo os níveis superiores de desenvolvimento sustentável com mais fraternidade e bem-estar de todos. O pensamento egocentrista cede espaço ao pensamento mais universalista, onde há a busca do bem comum. Há o senso de maturidade e democracia nas relações onde é privilegiado o desenvolvimento de todos na evolução contínua. E você, leitor, qual o seu interesse na conquista de megaatitudes profissionais nas suas...

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