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Adelino Denk é eleito vice-presidente regional Planalto Norte

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Presidentes e representantes das Associações Empresariais do Planalto Norte estiveram reunidos na noite de segunda-feira, 27, na Associação Empresarial de São Bento do Sul – Acisbs – para realização da Plenária regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC. Adriano Hübner, Consultor Regional da FACISC, apresentou alguns dados das Associações, como alguns programas realizados, índices de associados, soluções empresariais, encontro com parlamentares catarinenses e projetos em andamento das ACIs em conjunto com a Federação. A Coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Acisbs e também Vice-Presidente Regional do Conselho Estadual da Mulher Empresária – Ceme, Cecília Montagna, apresentou dados referente a atuação das empresárias na região e destacou que o objetivo é ampliar o número de núcleos e a representatividade da mulher no meio associativista. O Coordenador do Núcleo de Jovens Empresários da Acisbs e Vice-Presidente Regional do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor – Cejesc, relatou as ações realizadas, reforçando a importância de ampliar o número de pessoas nos grupos e os benefícios da participação para os empresários. Logo após, ocorreu a apresentação da Sociedade Garantidora de Crédito e o cenário brasileiro pelo Vice-Presidente de Micro Crédito da Facisc, Uwe Storz e Rodrigo Bastos do Sebrae. Reinaldo Baechtold Filho, Vice-Presidente que deixa o cargo, reforçou os trabalhos realizados durante a sua gestão e o esforço em prol do associativismo, da transparência, do fortalecimento das entidades além da aproximação com os empresários frente as suas demandas. Adelino Denk assume o cargo a partir de agora com foco no fortalecimento das ACIs e pretende ampliar e fortalecer o associativismo e o sistema de inovação. Outro objetivo no Planalto Norte é estimular iniciativas em gestão da inovação (sistema de redes), fortalecendo a representatividade do Sistema FACISC e Associações, ampliar o lobby para a eficiência na gestão pública e buscar mobilização em interesses comuns. “Agradeço a oportunidade e buscaremos fortalecer o associativismo e atender as demandas para melhorarmos o ambiente...

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Comunicação integrada – As ferramentas para tornar sua marca atrativa e valorizada

Marketing digital mundo

O amplo acesso às informações cria no consumidor um excesso de mensagens, que fazem parte do seu cotidiano de forma intensiva. Em meio a esse turbilhão de dados, como o seu cliente poderá enxergar a sua marca? Como conseguirá perceber os seus diferenciais? Como terá capacidade de compreender o valor do seu produto ou do seu serviço? Um dos maiores desafios atuais do marketing é exatamente saber como atingir o cliente, em meio a tantas possibilidades. É utilizar as ferramentas adequadas, com a linguagem direcionada ao seu público alvo. A saída mais eficiente é atuar com a comunicação integrada, combinando técnicas e ações de diferentes setores da comunicação para tornar conhecidas, valorizar e fundamentar não apenas a marca, mas a cultura da empresa. Philip Kotler, referência mundial do marketing, defende que a comunicação integrada deve ser contínua e permanente, somando esforços para que a mensagem seja concisa e uniforme. “A forma de se comunicar com o mercado deve refletir os princípios da empresa, ter foco e seguir as diretrizes do planejamento estratégico da empresa. Assim, será eficaz na atração do público alvo e contribuirá com a valorização da marca e a busca dos resultados esperados”, complementa Adelino Denk, diretor da AMC Assessoria Empresarial. A gestão da comunicação de uma companhia, independente do ramo do seu negócio e do seu tamanho, precisa ser profissional e ser articulada para destacar a sua verdadeira identidade. O segredo é saber unir, com um trabalho integrado e permanente, as especialidades da comunicação: jornalismo, publicidade, relações públicas e marketing. A construção da imagem pretendida passa, necessariamente, pelo caminho consistente, planejado e integrado da comunicação.   Os caminhos da comunicação integrada   – Identificar o público alvo – Determinar os objetivos da comunicação – Buscar agência especializada em comunicação – Selecionar os canais de comunicação – Estabelecer o orçamento – Definir as estratégias de comunicação – Elaborar a mensagem – Colocar em prática as ações –...

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Gestão da Inovação 11 – Empresa Inovadora

Inovação 9

A organização inovadora envolve todas as ideias passíveis de transformação em produtos e serviços, incluindo tecnologias novas e relevantes para o mercado e clientes, agregando valor. Ou seja, a inovação faz parte da cultura da empresa mantendo a sustentabilidade competitiva ao longo do tempo. É um processo que vai além da imitação e procura aumentar a eficiência, o que pode tornar produtos ou serviços obsoletos e comprometer atividades futuras da organização. Por essa razão, é essencial absorver novas tecnologias e conhecimentos e inserir na gestão a capacitação contínua em inovação. As empresas inovadoras possuem algumas características específicas podendo ser utilizado como parâmetro quanto ao grau de inovação existente, como por exemplo: a) visão compartilhada quanto ao desejo de inovar, incluindo propósitos bem articulados; b) manter estrutura adequada, estimulando a criatividade, aprendizagem e interação; c) estimular a liderança para inovar, através de pessoas que promovam e energizem a organização em direção à inovação; d) desenvolver o trabalho em equipe, estimulando equipes para a solução de problemas; e) estimular o desenvolvimento contínuo dos profissionais, possibilitando aprendizados e treinamentos que garantam habilidades e competências de alto nível; f) manter comunicação extensiva em todos os níveis da organização e fora dela; g) Gerar o envolvimento máximo em todos níveis nos assuntos de inovação; h) manter o foco no cliente interno e externo; i) estimular o ambiente criativo com apoio e abertura para novas ideias; j) disseminar experiências de sucesso, ampliando a percepção de organização aprendiz. Em síntese, é necessário estimular um ambiente de aprendizado contínuo e espaço para novas ideias, estabelecendo a inovação como a estratégia diretriz da organização. A difusão da inovação proporciona resultado econômico para a organização. De nada adianta o desenvolvimento de muitos projetos inovadores, se não há possibilidade de novos negócios ou atendimento de necessidades novas dos clientes. Assim, através de testes e observações deve ser respondida a questão básica: Qual a possibilidade de resultados reais, percebidos no curto...

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Fluxo de Caixa em Planilhas Excel é Tema de Curso

Curso Itaiópolis

Representantes de empresas da indústria, comércio e prestação de serviços do município de Itaiópolis participaram do curso de fluxo de caixa em planilhas Excel, promovido pela Associação Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas local. A realização do evento, nos dias 22 e 23 de julho, esteve sob a responsabilidade da AMC Assessoria Empresarial. O diretor Adelino Denk e o consultor Aloir Alves abordaram os seguintes temas: como estruturar a planilha de contas a pagar e a receber; geração do fluxo de caixa diário, semanal e mensal; organização das informações e planejamento previsto x realizado; definição das provisões e previsões; e decisões estratégias com base no fluxo de caixa. O projeto foi desenvolvido em planilha Excel para facilitar...

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Gestão da Inovação 10 – Inovação Incremental e Radical

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A inovação incremental é o nível mais básico nas mudanças tecnológicas e pode ocorrer de forma gradativa em todos os tipos de inovação, como melhorias do design, qualidade dos produtos e serviços, aperfeiçoamento de processos, melhorias nos processos organizacionais, soluções mercadológicas, logísticas e de suprimentos. É um processo contínuo e que normalmente ocorre através do aprendizado interno, efetuando ajustes de acordo com a capacidade e sem demandar grandes pesquisas. Ou seja, através da acumulação de conhecimentos e experiências, aumenta a curva de aprendizado, proporcionando mudanças que acabam incrementando a produtividade e qualidade, mantendo a competitividade. Neste aspecto, é importante estimular a criatividade para melhorias contínuas que viabilizam incrementos importantes para acompanhar o processo de mudança e as atualizações de mercado. A inovação radical, por sua vez, é a mudança de impacto onde a novidade é importante. Se tornam relevantes as tecnologias de ponta e os sistemas de informações de especializados para apresentar diferenciações significativas. Na inovação radical o objetivo é a quebra dos paradigmas, buscando soluções inéditas visando atender novos mercados. Exige pesquisa e desenvolvimento de ponta, criando novas direções e trazendo novas soluções que tornarão obsoletos os produtos e serviços existentes. Considerando a análise da situação atual da empresa e o ambiente onde está inserida, é importante o desenvolvimento da inovação incremental buscando atualizações para evitar defasagens em relação as melhores práticas de gestão e atrasos em relação ao mercado. Percebendo que a inovação incremental não é mais suficiente, torna-se fundamental o investimento em pesquisa e desenvolvimento para inovações radicais, propondo novas soluções e alternativas pensando a médio e longo prazo. Este posicionamento exige planejamento e estratégia com visão ampliada e empreendedora. Na sequência, eis 3 pensamentos trivocabulares para reflexão: Inovação re­quer neossinapses. Inovar: abrir caminho. Tenhamos atitu­des inovadoras.     MSc Adelino Denk 47 9986 7214 CRA...

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Gestão da Inovação 9 – Inovação de Marketing

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O marketing, segundo Drucker, é função básica da empresa e assim unido a inovação poderá cumprir plenamente o objetivo de atendimento ao cliente. A área de marketing planeja ações para identificar as necessidades dos clientes ou do mercado-alvo e oferece soluções que satisfaçam o público alvo da forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes. Portanto, trata-se da implementação de novos métodos, compreendendo mudanças no design do produto e novos conceitos no próprio marketing, como por exemplo, novas formas de divulgação. As inovações de marketing definem novos posicionamentos dos produtos através de diversas ações, como por exemplo, as citadas na sequência: 1) introdução pela primeira vez de novos licenciamentos e vendas diretas exclusivas; 2) implementação de novos conceitos de exposição temática de produtos ou serviços; 3) implementação de sistemas de informações personalizados; 4) o uso de marcas registradas pela primeira vez; 5) o uso pela primeira vez de novas mídias sociais, filmes ou TV para divulgação; 6) utilização pela primeira vez de celebridades ou líderes de opinião para estabelecer novas tendências. Há ainda inovações quanto à formação de preços, que podem incluir ações como a introdução de novos métodos para a especificação do produto desejado e a adequação do preço conforme especificado, ou uso pela primeira vez de ofertas especiais reservadas aos clientes qualificados. A principal característica da inovação de marketing é a utilização de novos métodos pela primeira vez, ou seja, não utilizados previamente. Na área de planejamento, segundo Porter, a estratégia de inovação dever criar valor viabilizando o crescimento sustentável e manutenção da competitividade da empresa, especialmente dando respostas aos clientes potenciais de forma diferenciada. Assim, é essencial a identificação do mercado-alvo e suas necessidades para inovar atendendo expectativas e também promover a retenção de clientes, evitando insatisfações. Isto exige mudanças contínuas e criatividade, visando alimentar projetistas e designers quanto aos requisitos necessários para o atendimento do cliente final, especialmente quanto a inclusão da inovação tecnológica nos...

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