Marketing 9O marketing, segundo Drucker, é função básica da empresa e assim unido a inovação poderá cumprir plenamente o objetivo de atendimento ao cliente. A área de marketing planeja ações para identificar as necessidades dos clientes ou do mercado-alvo e oferece soluções que satisfaçam o público alvo da forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes. Portanto, trata-se da implementação de novos métodos, compreendendo mudanças no design do produto e novos conceitos no próprio marketing, como por exemplo, novas formas de divulgação. As inovações de marketing definem novos posicionamentos dos produtos através de diversas ações, como por exemplo, as citadas na sequência: 1) introdução pela primeira vez de novos licenciamentos e vendas diretas exclusivas; 2) implementação de novos conceitos de exposição temática de produtos ou serviços; 3) implementação de sistemas de informações personalizados; 4) o uso de marcas registradas pela primeira vez; 5) o uso pela primeira vez de novas mídias sociais, filmes ou TV para divulgação; 6) utilização pela primeira vez de celebridades ou líderes de opinião para estabelecer novas tendências. Há ainda inovações quanto à formação de preços, que podem incluir ações como a introdução de novos métodos para a especificação do produto desejado e a adequação do preço conforme especificado, ou uso pela primeira vez de ofertas especiais reservadas aos clientes qualificados. A principal característica da inovação de marketing é a utilização de novos métodos pela primeira vez, ou seja, não utilizados previamente. Na área de planejamento, segundo Porter, a estratégia de inovação dever criar valor viabilizando o crescimento sustentável e manutenção da competitividade da empresa, especialmente dando respostas aos clientes potenciais de forma diferenciada. Assim, é essencial a identificação do mercado-alvo e suas necessidades para inovar atendendo expectativas e também promover a retenção de clientes, evitando insatisfações. Isto exige mudanças contínuas e criatividade, visando alimentar projetistas e designers quanto aos requisitos necessários para o atendimento do cliente final, especialmente quanto a inclusão da inovação tecnológica nos produtos e serviços.

 

MSc Adelino Denk

47 9986 7214

CRA 1766