O Business Model Canvas, inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove áreas estratégicas distintas, que servem como um ponto de partida para que empresários possam descrever seus negócios.
Nelas, deverão ser incluídas informações relacionadas a, por exemplo, parceiros principais, atividades chaves, fluxo de receitas e despesas, relacionamento com clientes, entre outros insumos essenciais para o planejamento e criação do modelo de negócios.
Esta é uma ótima ferramenta para empreendedores que estão buscando auxílio no processo de criação de seus modelos de negócios, ou aqueles que desejam visualizar de forma mais estratégica a sua empresa.
O Business Model Canvas é um mapa que deverá estar sempre sendo revisado ao longo do tempo para saber se cada quadrante está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado.