site-news-planejamento-estrategico

Falta pouco para a virada do ano e as OPORTUNIDADES estão diante dos seus olhos para transformar os negócios da sua organização. A partir do planejamento estratégico, as próximas ações serão determinadas para você alcançar os resultados que espera e tem 7 motivos para fazê-lo:

.

#1 Saber onde está e aonde quer chegar

Uma das funções do planejamento estratégico é definir de forma clara a missão, visão e valores da organização para determinar os objetivos de curto, médio e longo prazo e assim traçar os caminhos para alcançá-los. Quem não planeja, fica muito mais exposto à frustração de não concretizar seus sonhos.

.

#2 Promover a eficiência

O planejamento estratégico é um processo de múltiplas camadas, mas a chave para a eficiência é adotar o uso de ferramentas que possam ajudar no ganho de tempo e autonomia. Foque em debates estratégicos, alinhe todo o timee elimine detalhes caprichosos que não são necessários para a direção dos negócios.

.

#3 Ter colaboradores comprometidos

A participação e colaboração de todos os colaboradores é essencial na elaboração do planejamento estratégico. Fortalece a comunicação e definição dos papeis de cada um para alcançar os objetivos. Se há percepção da importância do seu trabalho para a organização, o sentimento de pertencimento é muito maior.

.

#4 Conhecer melhor os concorrentes

Faz parte do planejamento estratégico o estudo do mercado em que a organização está inserida. Isso é possível a partir da comparação entre as características do ambiente interno e externo. Também é fundamental se manter atualizado sobre a situação do mercado, clientes, concorrentes e fornecedores.

.

#5 Agilidade na tomada de decisões

Quando a organização tem um planejamento estruturado, seus objetivos estão claros, há conhecimento dos riscos e do que precisa ser feito para atingir suas metas. Agiliza a tomada decisão, pois nada será decidido para prejudicar o planejamento realizado.

.

#6 Chegar antes ao sucesso

O tempo que se leva para planejar é inferior ao tempo que se desperdiçaria no método de tentativa e erro. O planejamento estratégico ajuda a pensar nos riscos que cada caminho oferece, prevê os custos e cria um cronograma para ser seguido e acompanhado por todos.

.

#7 Facilidade de adaptação ao mercado

Além de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas para se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico indica a flexibilidade necessária nos objetivos, habilidades e recursos de acordo com o lucro desejado, o crescimento e sua missão organizacional.

.

Quando a organização tem definida de forma clara sua missão, as chances de uma história de sucesso ser escrita são maiores. Para que isto ocorra você precisará contar com uma equipe motivada e determinada a gerar LUCROS, e, saiba que estamos aqui para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos em 2017!